Quem Somos

          O Grupo Escoteiro do Mar MARQUÊS DO HERVAL 139º RS, foi fundado em 04/09/1979.

A fundação do Grupo teve início no Lions Clube de Osório (No Ano Internacional da Criança), através do Cel. João Chagas, além da participação da Igreja Católica, então conduzida pelo Padre Ermelindo Lothermann, sem contar com o trabalho de diversas pessoas da comunidade Osoriense que, vendo no Escotismo um movimento virtuoso para os Jovens, ajudaram a realizar esse sonho.

No ano de 2001 o Grupo Escoteiro Marquês do Herval deixou de realizar suas atividades, e esteve inativo por quase 9 anos.

Foi aí que o Comissário Distrital, Chefe Donírio, com o apoio da União dos Escoteiros do Brasil, de pessoas da comunidade Osoriense, bem como de outros Grupos Escoteiros do Litoral, reconhecendo uma necessidade latente da sociedade Osoriense em ter de volta esse saudável movimento que é o escotismo, convocou uma Assembléia Extraordinária para reabrir o Grupo Escoteiro do Mar Marquês do Herval, que foi realizada no dia 30/10/2010.

Do ano de 1979 até agora se passaram milhares de jovens, sendo que hoje o GEMar, como é carinhosamente apelidado, conta com cerca de 80 associados, entre lobinhos, escoteiros, seniores e adultos (conhecidos como “Chefes”), sem contar a ajuda dos Pais, que formam o Conselho de Pais do GEMar.

Para aqueles que não sabem, o escotismo é “um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e credos, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo Fundador Baden-Powell”.

O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo.

             O GEMar está sediado na Avenida Brasil, n. 248, bairro Porto Lacustre, entre a Corsan e a Escola Prudente de Moraes, sendo que suas reuniões ocorrem todo sábado, a partir das 14 horas.

 

1.png2.png9.png9.png0.png2.png
Quinta, 19 Julho 2018 12:41

Compartilhe

Siga-nos